46º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão começa em Julho

Evento conta com cerca de 75 concertos e a participação de renomados solistas e grupos nacionais e internacionais


Redação cmais+ Arte & Cultura

22/06/15 15:53 - Atualizado em 22/06/15 16:04

Orquestra do Festival com Marin Alsop, 2014 (foto: Rodrigo Rosenthal)
Orquestra do Festival com Marin Alsop, 2014 (foto: Rodrigo Rosenthal)

Com cerca de 75 concertos, a maioria gratuitos, e a participação de renomados solistas e grupos nacionais e internacionais, o 46º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece entre os dias 04 de julho e 02 de agosto, oferecendo os melhores concertos, e com novidades na área pedagógica. Na última semana, de 27/07 a 02/08,será realizada também a segunda edição do Festival Coral.

O esperado evento apresenta, tradicionalmente, uma extensa programação musical, sobretudo nos palcos oficiais de Campos do Jordão – Auditório Claudio Santoro, Espaço Cultural Dr. Além e a Praça do Capivari, e outros –, além de concertos na Sala São Paulo.

O principal destaque é a Orquestra do Festival, formada pelos bolsistas, que apresentará três programas: o primeiro comandado pela regente Sian Edwards (Chefe do Curso de Regência da Royal Academy), nos dias 11/07 (Auditório Claudio Santoro) e 12/07 (Sala São Paulo), tendo como solista convidado o violinista brasileiro Luíz Filíp (Filarmônica de Berlim); o segundo sob a regência de Marin Alsop (Diretora musical e regente titular da Osesp), nos dias 18/07 (Auditório Claudio Santoro) e 19/07 (Sala São Paulo); e o terceiro regido pelo celebrado Eji Oue (Filarmônica da Rádio NDR de Hannover), nos dias 25/07 (Auditório Claudio Santoro) e 26/07 (Sala São Paulo), marcando o encerramento das atividades pedagógicas.

Destaque também para a Camerata do Festival, formada pelos alunos com bolsas parciais desta edição, e dedicada ao repertório dos períodos clássico e romântico, sob a regência do maestro assistente Yuri Azevedo e dos bolsistas de regência.

A abertura oficial será no dia 04/07, com um concerto da Osesp e do Coro da Osesp sob a regência de Marin Alsop, interpretando Os Planetas, de Holst, e o encerramento, no dia 02/08, com a Osesp sob a regência de Giancarlo Guerrero, tendo como solista convidado o violonista Manuel Barrueco, que toca o Concerto Para Violão, de Villa-Lobos, e com a participação do Coro da Osesp e do Coro do Festival, interpretando a Cantata Criolla, de Antonio Estévez. As apresentações acontecem no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. 

Entre os solistas convidados estão o violoncelista Antonio Meneses, a violista Anna Serova, o trompetista Pacho Flores, o fagotista Martin Kuusmann e o clarinetista Michael Collins.. Entre as atrações de câmara estão o Brodsky Quartet, de Londres (Quarteto de cordas residente do Festival), o Duo Assad (violões), o Cavatina Duo, de Chicago (flauta e violão), o Quarteto Osesp e o Quinteto Villa-Lobos. As orquestras participantes incluem a Orquestra Sinfônica de Heliópolis,a Filarmônica de Goiás, aOrquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, a Orquestra Sinfônica da USP e aOrquestra Sinfônica de Campinas.

 O Festival é uma realização da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Osesp, a Prefeitura de Campos do Jordão e a iniciativa privada, e tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, coordenação artístico-pedagógica de Fábio Zanon e consultoria artística de Marin Alsop.

Confira a programação do festival no site.

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar