10 estreias teatrais que brilharam nos palcos em 2014

Prêmios, textos de autores consagrados, talento e música de qualidade marcaram o ano de algumas montagens. Veja a lista


Rita Albuquerque, do cmais+ Espetáculos & Cia

17/12/14 17:43 - Atualizado em 18/12/14 17:34

Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical
Elenco de Cazuza  Pro Dia Nascer Feliz, o Musical (Foto: Reprodução)

1. Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical

Dirigido por João Fonseca, Emílio Dantas dá vida a Cazuza nos palcos do musical que retrata a trajetória do cantor e compositor.

2. Cássia Eller - O Musical

Do início da carreira na década de 80 até a consagração Brasil afora, o espetáculo relembra a carreira de uma das vozes femininas mais fortes da MPB. A direção musical é de Lan Lan e o papel principal de Tacy de Campos.

Ouça também: Musical homenageia Cássia Eller em São Paulo.

3. O Homem de La Mancha

Eleito o Melhor Espetáculo de 2014 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a montagem dirigida por Miguel Falabella é inspirada no clássico Dom Quixote, de Miguel Cervantes. No comando do papel principal está Cleto Baccic, também premiado pela APCA como Melhor Ator Protagonista.

4. Elis, A Musical

Dennis Carvalho é quem dirige Laila Garin no espetáculo brasileiríssimo que recria a trajetória de Elis Regina, passados 32 anos de sua morte.

5. Trágica.3

O espetáculo é uma releitura contemporânea das tragédias gregas Medeia, Electra e Antígona. Letícia Sabatella e elenco são dirigidos por Guilherme Leme.

6. A Besta

Conhecido pelas montagens de sucesso, desta vez o diretor Alexandre Reinecke conta a história de uma aristocrata que financia um grupo de teatro e convida um artista de rua para fazer parte da trupe. Priscila Fantin, Celso Frateschi, Ary França e outros estão no elenco.

7. Callas

A peça dirigida por Marília Pêra e protagonizada por Claudia Ohana comemora os 90 anos de Maria Callas ao narrar a vida e a obra da cantora lírica norte-americana.

8. Hamlet ao Molho Picante

Inédita no país, a peça faz uma releitura cômica do clássico shakespeariano. O pano de fundo é a cozinha do castelo onde vive o sensível e mimado Hamlet que, nesta versão, tem seu destino manobrado pelo caos e pelo equívoco. A direção é de Dagoberto Feliz.

Leia também: Hamlet ao Molho Picante no Guia da Cultura. 

9. Rei Lear

Juca de Oliveira encara o desafio de interpretar seis personagens na montagem dirigida por Elias Andreato e que faz parte das comemorações pelos 450 anos do dramaturgo inglês William Shakespeare.

Ouça também: Juca de Oliveira desafia Shakespeare e interpreta seis personagens em Rei Lear.

10. Incêndios

A atriz Marieta Severo é a protagonista do espetáculo do dramaturgo libanês Wajdi Mouawad, o qual aborda temas recentes, como guerras civis e a participação da mulher na cultura oriental. Aderbal Freire-Filho é o diretor. 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas