Mostra fotográfica de Hans Gunter Flieg reúne fotografias da indústria, publicidade e arquitetura paulista

Um dos pioneiros da fotografia publicitária e arquitetônica


Thiago Carvalho, do cmais+ Arte & Cultura

22/09/14 16:28 - Atualizado em 22/09/14 16:40

Indústria, design, publicidade, arquitetura e arte na obra de Hans Gunter Flieg

Os admiradores da fotografia moderna terão o privilégio de ver a exposição, 'Indústria, design, publicidade, arquitetura e arte' na obra do fotógrafo Hans Gunter Flieg, em cartaz no MAC (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo).
 
Alemão de origem judaica e coração paulista, Flieg chegou ao Brasil em 1939 e se instalou na capital de São Paulo, que nas duas décadas seguintes, passaria por turbulentas transformações na industria e na economia. Foi quando Flieg começou a trabalhar como fotógrafo em uma indústria a convite de um empresário, levando-o a ser reconhecido como uma referência na fotografia arquitetônica e publicitária.
 
Os anos de 1947 a 1951 foram importantes para a cultura no país, pois marcaram com a criação de importantes instituições a serviço da cultura: Museu de Arte de São Paulo (1947), cuja demolição do Belvedere Trianon e a posterior construção do prédio que hoje é o MASP, foram registrados pelo fotógrafo. No mesmo ano, o local recebeu a 1ª Bienal de Artes que teve o alemão como fotógrafo oficial. O Museu de Arte Moderna de São Paulo (1948) e Bienal (1951) completam as intituições construídas no período.
 
Flieg não era adepto a fotografias com flash, mas manipulou como poucos a luz e a sombra dos ambientes operacionais das industrias. Das 220 imagens que compõem a mostra, o que impressiona são as texturas que o fotógrafo conseguiu imprimir dos maquinários e peças, eternizando a poesia arquitetônica e industrial de São Paulo do século XX. 
 
A mostra, cujo acervo é cuidadosamente preservado pelo Instituto Moreira Salles, está à disposição do publico em lugar mais do que apropriado: no Museu de Arte Contemporanea (MAC). Projetado por Oscar Niemeyer em 1950, o edificio foi construido em comemoração ao IV Centenario da cidade de Sao Paulo e, hoje, abriga grandes obras da arte contemporanea brasileira.
 
No ambiente da mostra, o público vai encontrar além da reprodução das fotografias de Hans Gunter Flieg, seus equipamentos de trabalho e um vídeo com depoimentos do fotógrafo.
 
Serviço
 
Quando: De 20 de setembro até 22 de fevereiro de 2015
Horário: Terça das 10h às 21h, quarta a domingo das 10h às 18h horas
Preço: Gratuito
Classificação: Livre
Local: MAC - USP
Informações: MAC - USP – Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301
Telefone: (11) 2648.0254  | www.mac.usp.br/mac
 
 

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas