55 anos do Fusca no Brasil

Carro surgiu em 1958 e até hoje possui colecionadores apaixonados


Redação Arte & Cultura

03/01/13 12:05 - Atualizado em 03/01/13 12:06

fusca

Há 55 anos, em 1958, foi produzido o primeiro Fusca no Brasil, porém a produção oficial do carro se teve em 1959, com 54% de nacionalização de suas peças.

Mesmo sendo hoje um carro antigo, ainda é um objeto de desejo para muitos brasileiros, tanto que ganhou o seu dia de comemoração, clube, encontros e até colecionadores apaixonados.

O Fusca nasceu na Alemanha, ordenado por Adolf Hitler, que queria um carro para o povo. Tempos depois o carro se tornou um veículo do movimento Hippie. Certamente a maioria das pessoas com mais de 40 anos já namoraram dentro de um Fusquinha.

O veículo começou a ser produzido em série em 1945, com o conceito de um carro pequeno, simples, barato e de fácil manutenção. Nos anos 1970 a produção do Fusca chegou a 19 mil por mês, o que correspondia a 49% dos veículos produzidos no Brasil. Foi carro de jovens, frota de taxi, de empresas e até da polícia.

Veja mais sobre a história do Fusca:

O cmais+ é o portal de conteúdo da Cultura e reúne os canais TV Cultura, UnivespTV, MultiCultura, TV Rá-Tim-Bum! e as rádios Cultura Brasil e Cultura FM.

Visite o cmais+ e navegue por nossos conteúdos.

Comentários

Compartilhar


relacionadas